O Flow e a Beleza.

Escrito Por: Alberto Martin Publicado em: ROOT Data de Criação: 08/06/2017 Acessos: 438 Comentários: 0

O que é a beleza? De onde vem? 

Conversando com uma pessoa representativa, surgiu essa reflexão, as vezes olhamos fotos e nos achamos mais bonitos e bonitas, o que houve, será que engordei? estou mais envelhecido? Olheiras? Preciso beber mais água?

 

Quando estamos mais felizes ficamos mais bonitos e bonitas, até agora nenhuma novidade certo?

 

Ocorre que essa pessoa com quem eu estava conversando passou por um problema de saúde e em razão da medicação apresentou alguma mudança física, nada extremo, talvez até imperceptível para a maioria, mas não para ele. As vezes nós não conseguimos externar esses sentimentos, talvez não saibamos que isso nos entristece ou fere de alguma forma, a questão ainda não é essa, o que percebo é que uma coisa leva a outra e a somatória pode ser mais difícil de lidar.

 

Imagine que você ganhou peso, ou perdeu cabelo por causa de uma medicação muito forte, ou até de uma mudança de estilo de vida, quando começa a se comparar com as suas melhores fotos, já que somente guardamos as melhores, fica sempre em desvantagem em relação àquele momento em que o sol ressaltou o seu melhor perfil e os óculos embelezaram ou esconderam algo que não gosta em você, fato é que aquela foto ficou ótima.

 

Ficou tão bacana que você até usa como seu avatar nas redes sociais. Entretanto, quando está num dia mais "cinzento" ao buscar alguma recordação boa o que encontra? Exatamente aquela foto e então pensa "Poxa eu estava tão bem, agora estou um bagaço", nada disso é verdade, você não estava tão bem e não está um bagaço. Ainda que fosse verdade ou seja, estava muito bem e agora não, a questão é a comparação dos melhores momentos com os piores.

 

Somos todos eles, tanto os melhores quanto os "piores" e não podemos ficar eternamente em nenhum dos dois. A questão que me fez pensar em escrever esse texto é que ainda que fisicamente você não esteja nos seus melhores dias, ainda assim o seu objetivo, ou seu interesse em fazer algo que te parece uma boa ideia não pode ficar parado, ou melhor, até pode mas não vai te trazer nenhum benefício, pelo contrário vai atrasar a sua vida. Se não está tudo do jeito que você gostaria, saiba que está em boa companhia porque o perfeito é muito discutível e o ideal está no mundo das ideias, portanto estamos no mesmo barco.

 

O que eu disse para essa pessoa foi: "Ainda que a sua aparência não esteja do jeito que você gostaria, se você parar de fazer as suas coisas, nada vai melhorar. Penso que será o contrário, a sua vida vai ficar parada e a tendência é entrar em estados ainda mais tristes." Penso que isso é muito traiçoeiro. Queremos esperar pelo melhor momento para fazer as coisas, só que esse momento não virá. Estamos em um lugar que não funciona desse jeito.

 

Li recentemente em uma mídia social: "Se a sua vida não tem altos e baixos, você morreu." A frase fazia alusão ao eletrocardiograma que faz aquele gráfico com picos de alta e de baixa. Quando a estética não está ideal, dirija a sua atenção para o objetivo. Se não tiver objetivos, dirija a atenção para os amigos, família, pet ou qualquer outra coisa que te faça bem e quando se der conta, vai perceber que aquele momento difícil ficou pra trás. Estava escutando uma matéria de rádio e fiquei muito interessado. A jornalista explicou o significado de uma palavra Inglesa o "flow".

 

Segundo ela o flow era uma sensação de prazer mais duradoura e benéfica do que a que sentimos ao fazer uma atividade física, beber vinho ou comer chocolate. O flow se trata de ter um objetivo desafiador e conseguir concretizá-lo a despeito das dificuldades. Ou seja, você reconhece que algo é importante e que vale a pena lutar para conseguir, então a pessoa em quem você se transforma é maior e melhor.

 

Em outras palavras, não se trata do que você precisa fazer para conseguir algo e sim quem você precisa se tornar para atrair esse algo. A explicação sobre o flow me passou muito bem essa ideia ou seja, alguém encontra um objetivo, esse objetivo tem mais a ver com um sonho, uma visão de realidade transformada e isso motiva a busca por essa transformação. Quando depois de bastante empenho a pessoa finalmente alcança essa realização, é como se ela subisse um degrau na evolução dela própria e como recompensa vem o auto respeito, a autoestima e amor próprio.

 

Foi isso que entendi do flow e espero que você também encontre algo pelo que levantar de manhã. Não existe o estilo de vida certo, existe um estilo de vida que te faz feliz e certamente você estará muito mais bonito ou bonita, já a felicidade embeleza as pessoas. Se esse texto fez sentido para você, lembre de compartilhar e deixar a sua opinião.

Obrigado.

Tags:

Deixe um comentário

Captcha