Recentemente estive em um evento de marketing digital, havia um estande de uma grande plataforma de vendas digitais.
A proposta do estande era que você fizesse um vídeo falando sobre como aquela plataforma estava te ajudando a desenvolver o seu negócio. O prêmio para o melhor vídeo seria o ingresso para o evento ao vivo deles, com a participação de vários palestrantes de peso.
Conhecer o escritório e fazer um voo de helicóptero junto com membros da equipe. Fui até lá para me inscrever e participar do concurso, afinal eu queria voar de helicóptero e visitar a empresa também. Quando fui atendido, a pessoa que fazia o cadastro estava operando em modo trabalho ou seja, ela não estava me tratando como um ser humano e sim como um cadastro. Não a culpo, talvez ela estivesse fazendo isso por muito tempo e tenha perdido a motivação.
Para minha “sorte”, ela estava usando um crachá e eu disse o nome dela, e elogiei a armação dos óculos que usava. O atendimento se transformou e ganhei uma lata de energético, balinha e um boa sorte seguido de um sorriso. Infelizmente eu não ganhei o concurso, quem ganhou foi um colega e ele foi realmente muito bem. Para elogiar, você precisa prestar atenção em algum detalhe que te chame realmente a atenção e explicar porque aquilo é relevante.
Então, com base no que observou, você faz um elogio.
Exemplo: “Sabe (Nome da pessoa), eu tenho uma ótica virtual e gosto particularmente de óculos de modelo vintage, sua armação é muito bacana porque tem originalidade e ficou muito bem na cor marrom tartaruga, parabéns por seu bom gosto.”
Nome + contexto + justificativa → Elogio.
Foi somente isso que fiz e a mudança foi muito clara de comportamento e tratamento. Se eu tivesse dito algo como: “você tem muito bom gosto” possivelmente o efeito teria sido positivo, mas o impacto teria sido muito menor. Gostou do que leu?
Tenho mais opções para você, o próximo passo é curtir e assinar.
Sinta-se a vontade para assinar o canal no YouTube. https://bit.ly/2uqRpOT
Vê-lo (a) no Facebook será incrível: https://www.facebook.com/search/top/?q=albertomartin.linguagemdeinfluencia
Se preferir o Instagram, segue o link. https://www.instagram.com/albertomartin.influencia/
Deixe um comentário